PAI Amigo ou AMIGO Pai?

14/08/2011 10:14

 

"Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito."

(Mateus 2:14)

 

 

A bíblia nos revela que o cristão só tem um PAI espiritual: Deus. Entretanto, pôde contar com a orientação de vários, entre eles: Abraão “Pai da Fé” (Rm 4:11,16), Paulo “Pai pelo Evangelho” (1Co 4:15) e hoje o Pastor (que orienta os cristãos na santificação). Contudo, não podemos deixar de reconhecer o importante papel do “PAI Amigo” (pai biológico) e do “AMIGO Pai” (o pai pelo amor).

 

Infelizmente em nossa sociedade atual, são poucos os filhos que podem contar com o “PAI Amigo”, aquele que não se contenta só em ter participado da concepção de uma criança. O “PAI Amigo” é aquele homem que participa efetivamente da criação do rebento, e mesmo distante fisicamente mantém contato diário para dar segurança e apoio ao filho, acompanha o desenvolvimento na escola, procura saber se suas necessidades básicas estão sendo atendidas e muitas vezes se anula para atender. Ser “PAI Amigo” é comemorar as alegrias e estar sempre ao lado nas dificuldades, participando da educação física e espiritual (Ef. 6:4).

 

O primeiro “AMIGO Pai” com papel de destaque na bíblia foi José, que recebeu Jesus por filho (Mt. 1:24), protegendo-o e ensinando como se tivesse sido gerado por ele (Mt. 2:14, 21) . Você já se perguntou por que Deus permitiu que Jesus tivesse um “AMIGO Pai”? Desde aquela época, pela dureza do coração, é muito difícil um homem aceitar uma criança que não tem seu sangue como filho.

 

Apesar de muita gente não valorizar o “AMIGO Pai”, aquele homem que por amor a mãe recebe aos enteados como seus filhos, tem papel importante nas necessidades básicas e até mesmo na formação do caráter destes. O “AMIGO Pai” quando atua de forma afetiva contribui para que a criança/jovem venha a se tornar um adulto seguro e feliz. O “AMIGO Pai” tem laço afetivo e isso permanece para sempre marcado na vida daqueles que são acolhidos por sua generosidade. O “AMIGO Pai” não se importa com gracinhas (de colegas de trabalho ou outros) por cuidar de um filho que não gerou, é superior a isso.

 

Qualquer um pode ser “pai”, mas “PAI Amigo” poucos e “AMIGO Pai” são raros. Neste dia, quero parabenizar a você “PAI Amigo” e principalmente ao “AMIGO Pai” sempre superior capaz de “amar ao próximo como a si mesmo” (Tg. 2:8).

 

Feliz Dia dos PAIS!

Filhos amem e respeitem ao seu “PAI Amigo” ou “AMIGO Pai” agradecendo esta benção de Deus, pois esta é a vontade de Deus (Ef. 6:1-3).

 

 

Autor: D.T.B

Fonte: Boletim Dominical (14/08/2011)

Publicação: Dayse Toscano

Contato

Grupo SHALOM


 

COMUNICAÇÕES

Esta seção está vazia.